2024.SET.08 | BRONZE - ETAPA 1

[BOMBARRAL | KIRO] - LINKSPORT - CATEGORIA BRONZE | ETAPA 1

Dia de iniciar a categoria Bronze e reencontrar amigos da época e categoria anterior. A Bronze resulta da junção de elementos das categorias inferiores de Rookies e Super Rookies.

Sendo uma categoria com 23 pilotos e com bastante qualidade, a competitividade e equilíbrio são fatores garantidos. Foi traçado para a época como objetivo ficar nos 12 primeiros para além de melhorar os tempos pessoais. Novo modelo de competição com três mangas mas apenas duas sessões de qualificação. Q1 + M1 (5+15min), Q2 + M2 (5+10min) e M3 (15min) sem qualificação com grelha no resultado da M2. Sorteios de kart para Q1 e Q2 e apenas os 5 últimos da M2 podem optar por trocar de kart para a M3 se assim quiserem.

Começei com uma Q1 com muito trânsito, não consegui arranjar espaço para a frente de modo a não comprometer uma volta limpa nem a posição com o de trás e fiz P14. Bom arranque na M1, mas um lijeiro erro a travar na chegada à curva 3 para não tocar no P13 que travou cedo fez-me alargar e ficar em pista lado a lado com 3 karts. Foi a confusão nas 3 voltas seguintes sempre a perder tempo em passagens e toques pois o pessoal não entende que é melhor se irem empurrando para não perder os da frente do que "ganhar a corrida na primeira curva". Algo frustante, cheguei a rodar na P18, luta constante quase curva a curva, mesmo assim consegui um P11 na M1.

Sorteio de kart para a Q2, kart fraco, lento de saída e lento de ponta. Contudo, estável. Fiz P12 na Q2. Sabia que ia ser dura a manga pois com o comboio e kart sem ponta nem saída ia ser complicado gerir a linha certa de cruva. Mau arranque, no fim da reta estava em P18. Sabia que estava no meio da confusão do fim da grelha, pessoal agressivo para "ganhar a corrida na curva seguinte", tentei gerir posição para ganhar espaço e começar a fazer "a minha prova" de modo a não ser surpreendido com "calçadeiras". Fui subindo dentro do possível com o que tinha nas mãos. P16 no final da M2. Sem hipótese de troca de kart o objetivo da M3, embora fora dos meus objetivos pessoais, era tentar pelo menos manter e evitar na confusão de fim de grelha ir "comer relva" e comprometer alguns pontos. Poderia comprometer o P16, perdendo 3 pontos e ir ao P19 para poder trocar de kart mas não sabia o que esperava lá fora de karts nas boxes e seriam 4 posições a recuperar para justificar. Decidi garantir o arranque em P16. Na M3 consegui fazer uma manga quase limpa mas mesmo assim nas últimas voltas tive de me safar de "kamikazees" de pessoal atrás que fazia valer tudo sobretudo no fim das retas onde me conseguiam apanhar com um kart com mais ponta. Era fazer essas curvas a olhar para trás a perceber a travagem e linha do kart de trás. Final da M3 com P15.

Q1 | P14

M1 | P11

Q2 | P12

M2 | P16

M3 | P15

Soube a pouco, tinha consistência para rodar no meu objetivo dos 12 primeiros, o segundo kart não ajudou e a confusão de fim de grelha piorou o cenário. Fica o registo de mesmo mais agressivo o fim da grelha, tudo correu dentro do razoável mas certamente muito se vai falar durante a época.

João Pereira liderou e dominou as 3 mangas com três P1. Parabéns! Felicitar também o excelente trabalho de Hélio Santos e Rodrigo Rodrigues que mesmo com azares fizeram P2 e P3 na geral.

Após a primeira etapa estou em P14 da geral.

Agora fazer as malas que a próxima é internacional, Marrocos, dia 21, para as 13H no VGK.

Soalheiro | Céu limpo

Hora de início de prova

17H00

24 ºC

Estado do piso

SECO

Localidade

Bombarral

Pista

Kiro

Melhor Volta

01:04:852

Vento Fraco/Moderado

P-

ANTES ETAPA

P14

APÓS ETAPA